27 de jun. de 2014

CÉLULAS-TRONCO - PARTE 1

PACINI, Diogo Barth.


Este é um tema muito importante na área da biotecnologia, devido esta importância irei dividir este tópico. Este primeiro é introdução, nele farei uma abordagem simples e rápida sobre as células-tronco. No próximo entrarei mais a fundo neste assunto, abordando a sua utilização.

INTRODUÇÃO

            As células-tronco são também conhecidas como células-mãe, células-indiferenciadas, células-básicas, células germinativas ou geradoras.
           
Estas denominações são devidas a sua capacidade de diferenciação e de gerar outras células e/ou tecidos. Elas são inicialmente classificadas conforme sua atividade geradora, as Totipotentes produzem todas as células embrionárias, essas são as mais indiferenciadas, pois surgem após a fusão do espermatozóide ao óvulo, após algumas etapas de divisão surgem as Pluripotentes, estas produzem quase todas as células embrionárias, com exceção das células da placentas e anexas. As Multipotentes produzem células de diversas linhagens, já as Oligopotentes produzem células de um único tipo de linhagem e as Unipotentes são capazes de produzir um único tipo de célula adulta.

TIPOS DE CÉLULAS-TRONCO

             Além das células-tronco serem divididas conforme sua atividade geradora, podemos dividi-las conforme sua localização.


  • CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS
            Estes tipos de células são oriundas do blastócitos, que é um dos estágios iniciais do embrião, isso é, ela é encontrada aproximadamente no 4º ou 5º dia após a fecundação (formação do zigoto).
Essas células são pluripotentes e se não receber estimulo para a diferenciação continua o processo embriogênico e as primeiras células geradas a partir destas também terão a capacidade pluripotencial.
E quando recebem estímulos podem se diferenciar em quase todas as células adultas.


  • CÉLULAS-TRONCO ADULTAS
Estes tipos de células são células indiferenciadas que se encontra em todos os tecidos, tais como o Cérebro, Coração, Cordão Umbilical, Fígado, Intestino, Medula-espinhal, Medula-óssea, Placenta, Polpa Dentária, Pulmão, Sangue e Útero. Estes são os principais locais que encontramos estas células-tronco, mas como dito anteriormente pode ser encontrado em todos os tecidos pois, elas são responsáveis pela manutenção do organismo, isso é, a regeneração dos tecidos.